Seja proficiente: 4 dicas para estudar inglês e arrasar no TOEFL

Seja proficiente: 4 dicas para estudar inglês e arrasar no TOEFL

Muito provavelmente você já ouvir falar do TOEFL (Test of English as a Foreign Language, ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira, em português). Mas, com certeza, deixou isso para lá por imaginar se tratar de um objetivo muito difícil de ser conquistado ou por achar que não tem tempo de estudar inglês a esse nível, não é mesmo?

Pois é, esse exame de suma importância é um dos testes mais famosos para comprovar a proficiência na língua inglesa e é muito valorizado no mercado de trabalho, sendo também um pré-requisito comum em editais de intercâmbio e candidaturas para bolsas no exterior.

Sem dúvidas, obter essa certificação fará uma grande diferença na sua carreira. A boa notícia é que com um planejamento simples, é possível se preparar para esse teste de forma eficiente. Pronto para aprender como fazer isso? Então continue a leitura e descubra!

1. Melhorar o listening

O listening, habilidade de ouvir e compreender a língua inglesa, é uma das práticas que mais coloca medo nos estudantes. Isso pode ser explicado por não existir o hábito de ouvir diálogos nesse idioma, o que torna a tarefa um tanto quanto complexa no início.

O segredo para dominar essa habilidade está na repetição, pois será a capacidade de imersão que trará o idioma para o seu cotidiano e dará condições para avançar gradualmente.

O listening é um dos pontos que serão avaliados no TOEFL, o que mostra a importância dessa dica para quem pretende obter uma excelente pontuação no exame.

2. Distribuir corretamente os conteúdos

Para estudar inglês de forma equilibrada, a distribuição correta dos conteúdos é fundamental. Lembre-se de quantas vezes você se sentiu perdido no estudo de uma matéria qualquer e, depois de organizar os conteúdos de outra forma, conseguiu compreender o fluxo e avançar.

Pois então, na preparação para o TOEFL isso não é diferente. Os conteúdos abordados são diversos e essa divisão ajuda a compreender mais facilmente cada um deles.

A interligação entre os conteúdos acontecerá de forma natural, desde que cada um seja abordado de maneira precisa, o que se torna muito fácil com a distribuição correta e a dedicação de um tempo exclusivo para eles.

3. Adquirir o hábito de escrever em inglês

O hábito de escrever em inglês é importante e serve como uma prévia do que será exigido no teste. É possível, inclusive, agregá-lo ao desenvolvimento de outras habilidades, como o listening.

Escrever o que está ouvindo é uma maneira de trabalhar as duas habilidades de forma simultânea, otimizando o tempo. Para quem tem uma rotina corrida, esse tipo de prática agregada significa aproveitar melhor o período destinado para estudar inglês.

4. Incorporar o estudo ao tempo livre

Incorporar o estudo do inglês ao tempo livre é uma tarefa muito mais simples de ser feita do que se imagina. A presença de conteúdos criados originalmente na língua inglesa é cada vez mais vista em nosso cotidiano, em especial pela popularização de plataformas como a Netflix e pelo uso praticamente diário do YouTube.

Logo, é possível utilizar esses momentos para incorporar o estudo da língua inglesa. Ao assistir filmes e séries, é importante alterar a dublagem e a legenda em português para o inglês. Quando se sentir mais confiante, retire a legenda, de modo a aperfeiçoar ainda mais o seu listening.

Ouvir áudios também é uma prática fácil de ser incorporada, especialmente em atividades como exercícios físicos, passeios, deslocamento para o trabalho ou compromissos, nos quais normalmente se ouve músicas. Esse hábito pode ser substituído ou intercalado com o uso de áudios e podcasts em inglês.

Como você pôde perceber, estudar inglês e se preparar para a prova TOEFL é uma tarefa que exige bastante esforço, mas que é possível minimizá-lo com a aplicação das práticas corretas. Sendo assim, comece hoje mesmo e não adie mais o seu sonho, pois obter esse certificado trará um grande diferencial para a sua jornada.

Que tal dar um passo ainda maior e contar com ajuda especializada nessa preparação? Com o nosso auxílio, você pode diminuir de forma considerável o tempo necessário para ser aprovado no TOEFL. Por isso, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Sem comentários

Cancelar